16 de nov. de 2013

Gabarito Vestibular Unesp 2014 - Prova de 17-11-2013 - Informações

O gabarito preliminar da prova objetiva do Vestibular Unesp 2014 deverá ser publicado pela Vunesp no endereço eletrônico http://www.vunesp.com.br/vnsp1308/, neste domingo, 17/11/2013, após a aplicação das provas.

Alguns links de documentos do vestibular, já disponibilizados:

Edital / Publicação
  Correção de dados cadastrais
  Estatística - Candidatos por Sistema de Inscrição
  Relação Candidato/Vaga
  Dúvidas Frequentes
  Lista de Inscrições Deferidas com Isenção de Taxa de Inscrição
  Lista Retificada de Candidatos Deferidos - Redução de 50% da Taxa de Inscrição (Lei Estadual nº 12.782/2007)
  Resultado dos Recursos da Redução de Taxa de Inscrição
  Lista de Candidatos Deferidos - Redução de 50% da Taxa de Inscrição (Lei Estadual nº 12.782/2007)
  Manual do Candidato
  Critérios para Solicitação de Redução do Valor da Taxa de Inscrição (Lei Estadual nº 12.782/2007)
  Critérios e procedimentos para solicitação de isenção de pagamento de taxa de Inscrição
  Resolução UNESP nº 43, de 27/08/2013 - Estabelece normas para o Concurso Vestibular Unesp 2014 e dá outras providências

Perguntas e respostas sobre o Vestibular Unesp 2014:

1. Como o candidato poderá se inscrever? 
R.: Somente pela internet, nesta página. O Manual do Candidato também está disponível para consulta, com todas as informações sobre o exame. 

2. E quem não dispõe de internet em casa? 
R.: Neste caso, a Vunesp direciona para endereços de serviços públicos com acesso à internet, na Capital e no Interior, como o Programa Acessa São Paulo, e os endereços das unidades da Unesp. 

3. Como o candidato pode ter acesso a essa e a outras informações? 
R.: Pelo serviço Disque Vunesp: (11) 3874-6300. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 8 às 20 horas. 

4. Que novidade traz o Vestibular 2014? 
R.: Novos cursos de Engenharia nas unidades de Botucatu (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia), Itapeva (Engenharia de Produção), Rosana (Engenharia de Energia) e Tupã (Engenharia de Biossistemas), além da criação da carreira de Artes Cênicas, na capital. 
No Vestibular 2014, o Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 15% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Isso deve aumentar a proporção desses alunos nos cursos da Unesp, que já foi de cerca de 40% dos ingressantes no Vestibular 2013. 

5. Como funciona a lista de aprovados com o Sistema de Reserva de Vagas? 
R.: Os candidatos que fizeram integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas (PPI) também concorrem às vagas do Sistema Universal e do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Inscritos pelo SRVEBP e não declarados PPI concorrerão às vagas pelo seu sistema e às pelo Sistema Universal. 

6. Como se dá a classificação para a segunda fase? 
R.: A classificação da primeira fase, composta por 90 questões de múltipla escolha, é feita numa escala de 0 a 100. São convocados para a segunda fase até dez candidatos por vaga oferecida no processo. 

7. O candidato poderá usar o Enem? 
R.: Sim. A Unesp utiliza o Enem para composição da nota final dos candidatos aprovados na segunda fase, desde que seja maior que a nota da prova da primeira fase. A nota do Enem comporá então 10% da nota final para os cursos sem provas de habilidades. Para as carreiras com prova de habilidades, o Enem representará 6,66% da sua nota final. 

8. E quem não fez o Enem? 
R.: Para esses candidatos, será considerada apenas a nota da prova de Conhecimentos Gerais (primeira fase), sem qualquer espécie de prejuízo. 

9. O candidato poderá trocar a opção de curso após realizar sua inscrição? 
R.: Não. 

10. Quanto custa a taxa de inscrição? A Unesp concede isenções da taxa? 
R.: Será de R$ 130,00. Oferecemos isenção para socioeconomicamente carentes, sempre em número similar ao total de vagas, que foi de 7.259 no último exame. 

11. E com relação à redução de 50%, prevista por Lei Estadual? 
R: O benefício de 50% de redução da taxa está de acordo com a Lei Estadual nº. 12.782 e é concedido a candidatos que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados e ainda sejam estudantes (no ensino médio ou equivalente, em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação). O documento com o calendário e os critérios, bem como os procedimentos, pode ser visto nesta página. 

12. Alunos da rede pública têm isenção da taxa? 
R.: Os alunos do último ano do ensino médio da rede pública (cerca de 400 mil pessoas) têm redução de 75% para o vestibular do final do ano, por meio de convênios entre a Fundação Vunesp, a Unesp, a Secretaria de Estado da Educação e o Centro Paula Sousa (escolas técnicas). A Unesp também oferece isenção para os alunos de cursinhos comunitários conveniados à Universidade, atingindo cerca de 5 mil alunos. 

13. O custo da taxa de inscrição não é alto, sendo a Unesp uma universidade pública? 
R.: A taxa de inscrição cobre os custos operacionais de preparação e aplicação das provas. 

14. Este ano houve um aumento do número de vagas e de cursos. Por quê? 
R.: A Unesp criou novas carreiras de Engenharia em cidades onde já havia outros cursos, além de criar vagas para bacharelado em Artes Cênicas na capital. 

15. Qual o curso mais concorrido na Unesp? 
R.: A relação candidato-vaga do último exame de final de ano pode ser consultada no site da Vunesp. A média de candidatos por vaga foi de 13,5 inscritos por vaga para cada curso. 

 16. Como a Unesp atende os candidatos portadores de deficiência? A Unesp oferece exames especiais? Os locais de prova garantem o acesso dos deficientes? 
R.: O candidato que necessite de condições especiais para realização das provas deverá, além de se inscrever pela internet, enviar pelo correio, em um único envelope, um laudo emitido por especialista, que descreva com precisão a natureza, o tipo e o grau da deficiência, bem como as condições necessárias para a realização das provas. O Manual do Candidato traz mais informações sobre como ele deve proceder. 

17. O que o candidato precisa apresentar na hora do exame? 
R.: O candidato deverá apresentar em todas as provas o original de um dos seguintes documentos de identificação: RG, Carteira Nacional de Habilitação (modelo com foto), Certificado Militar, CTPS, Passaporte, Carteira de Órgão ou Conselho de Classe e Carteira de Identidade expedida por instituições militares. 

18. O que acontece se o candidato chegar atrasado por algum motivo forte, como um temporal ou o falecimento de um familiar ou a necessidade de internação hospitalar? Ele perde a prova? 
R.: Após o fechamento dos portões, não entra nenhum candidato no prédio. Em caso de internação hospitalar, ele deverá contatar a Vunesp com quatro horas de antecedência, no mínimo, para que seja vista a possibilidade de aplicar a prova no hospital. 

19. Que providências a Unesp toma no caso de um calouro sofrer trote violento? 
R.: Desde 1999 existe uma resolução da Unesp que proíbe o trote violento nas suas unidades. O aluno que sofrer esse tipo de trote deve procurar, imediatamente, a direção da sua faculdade ou instituto e fazer a denúncia. 

20. Os trotes, em geral, estão vinculados ao uso de bebidas alcoólicas. Qual a posição da Unesp sobre isso? 
R.: A Unesp proíbe o uso de bebidas alcoólicas nas suas unidades universitárias. Existem penalidades previstas e, caso isso ocorra, cabe à direção da faculdade ou instituto tomar providências. 

21. Que livros a Unesp vai cobrar no Vestibular? 
R.: A Unesp não trabalha com lista de leituras obrigatórias. 

22. A Vunesp tem um sistema de segurança reconhecido em seu vestibular. Como essa segurança é feita, desde a elaboração das provas até a impressão e a correção? 
R.: Os procedimentos adotados pela Vunesp, desde seu primeiro vestibular, em 1980, garantem a segurança e o sigilo das provas em todas as suas etapas: elaboração, impressão, transporte e correção. No dia do exame, o candidato vê em sua sala o pacote lacrado de provas sendo aberto pelo fiscal. 
 23. Que procedimentos o candidato deverá tomar para a matrícula? 
R.: Todas as informações sobre a matrícula, como prazos, documentos necessários e lista de espera estão no Manual do Candidato, disponível neste site. 

24. O candidato é desclassificado se zerar em alguma disciplina? 
R.: O candidato só é desclassificado se não comparecer a uma das provas, se obtiver nota inferior a 20 na prova da primeira fase ou se zerar na prova de Conhecimentos Específicos da segunda fase (36 questões dos dois dias de exame) ou na redação. 

25. Quais candidatos devem declarar interesse por vaga e quando? 
R.: O resultado será divulgado em 27 de janeiro. Todos os candidatos que obtiveram classificação na segunda fase deverão confirmar interesse por vaga nos dias 4 e 5 de fevereiro, por meio deste site. 

26. Mais alguma recomendação ao candidato? 
R.: Algumas recomendações importantes: 
- Ficar atento ao horário de fechamento dos portões no dia das provas; 
- É obrigatório levar documento de identificação para todas as provas; 
- A 1ª fase é eliminatória; 
- Aos aprovados: ficar atento aos dias e horários da matrícula e confirmação de interesse por vaga para todos os candidatos aprovados, inclusive o primeiro colocado, para não correr o risco de perder a vaga; 
- Em caso de dúvidas, ligar para o Disque Vunesp, (11) 3874-6300. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 8 às 20 horas. 

27. Calendário: 
16 de setembro a 15 de outubro de 2013: Inscrições 
17 de novembro de 2012: Prova de Conhecimentos Gerais (1ª fase) 
3 de dezembro de 2013: Divulgação do resultado e da lista de convocados para a segunda fase 
8 a 14 de dezembro de 2013: Aplicação das Provas de Habilidades (São Paulo e Bauru) 
15 de dezembro de 2013: Prova de Conhecimentos Específicos (Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) (2ª fase) 
16 de dezembro de 2013: Prova de Conhecimentos Específicos (Linguagens e Códigos) e Redação 
27 de janeiro de 2014: Divulgação do resultado final 4 e 5 de fevereiro de 2014: Confirmação de interesse por vaga, destinada a todos os candidatos classificados (exclusivamente pela internet) 
7 de fevereiro de 2014: Convocação para matrícula da primeira chamada 
11 e 12 de fevereiro: Matrícula da primeira chamada 
Datas das convocações e matrículas posteriores podem ser vistas no Manual do Candidato 


3 comentários:

  1. I read this paragraph fully concerning the comparison of most recent
    and previous technologies, it's remarkable article.



    Also visit my weblog build muscle fast

    ResponderExcluir
  2. Scared of being cheated while you Buy YouTube Views? On this site, we guide you doing so. youtube likes

    ResponderExcluir
  3. I really appreciate the kind of topics you post here. Thanks for sharing us a great information that is actually helpful. Good day . Please visit site desksta

    ResponderExcluir